carta omc5

Cientistas globais da pesca pedem aos membros da OMC (Organização Mundial do Comércio) que aproveitem seus mandatos para proteger a saúde do oceano e o bem-estar da sociedade.
O grupo de cientistas dos 4 continentes, com a participação da Profa. Mary Gasalla, alerta que para travar a sobrepesca, a degradação e perda da biodiversidade e as emissões de CO2 assim como para salvaguardar os alimentos e os meios de subsistência, os membros da OMC devem banir em suas nações os subsídios financeiros a frotas industriais que sobrepescam e prejudicam comunidades locais e ecossistemas, especialmente em águas fora de seus países. Parabenizamos a todos os autores que conseguiram um consenso no documento final e aguardamos atentamente a resolução da OMC. Leia o texto na integra em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.abm1680

Uma tradução da carta nos foi gentilmente oferecida pelo Water Science Policy. Leia a tradução deles a seguir.

Impactos gerados:

A carta será discutida na próxima reunião ministerial da OMC em Geneva que foi adiada, com a presença dos Profs. Rashid Sumaila e Daniel Skerrit.

Algumas estatísticas sobre o impacto da carta: 

- foi baixada mais de 14.000 vezes;
- apareceu em mais de 30 notícias e 1600 tweets;
- é mencionada em 4 Wikipedia pages;
- se encontra entre os 2% de artigos que receberam um altímetro alto na Revista Science;
- foi traduzida em 14 línguas, acesse aqui as traduções;
- aparece na wikipedia para "2021 in science: – A number of significant scientific events have occurred or are scheduled to occur in 2021 - 28 October: An open letter by almost 300 scientists asks the WTO to eliminate increasing harmful fisheries subsidies.[749][750].” https://en.wikipedia.org/?curid=61744455#cite_note-746.

 Leia a tradução da carta em português aqui.