4 FOTO maria ant

O programa "Conferências Breves" inspirado na proposta do filósofo alemão Walter Benjamin, acontece no CEUMA-USP buscando aproximar cientistas do público leigo. A Profa. Mary Gasalla foi a conferencista convidada, apresentando didaticamente a relação entre o oceano e o clima do planeta, os processos e mudanças climáticas vigentes, e os impactos sofridos pelas comunidades tradicionais que vivem nas áreas costeiras.

O Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA-PRCEU) fica na região central de São Paulo, e faz parte da história da USP.

A participação aberta ao público desafiou a linguagem e as narrativas utilizadas, incentivando outras formas de compreensão, mais integradora, e representando para a palestrante, um "tempo do limiar", segundo o termo da própria concepção benjaminiana dos processos. Contrapondo-se ao conhecimento instrumental, homogeneizante, Benjamin opõe-se à arrogância do saber científico, disciplinar, e nos convida a um novo saber do mundo. Acreditamos que sua proposta foi bem sucedida quanto à exposição deste tema de pesquisa do LabPesq, tão atual e relevante quanto desconhecido do público leigo.